Domingo, 23 de novembro de 2014
Tira Dúvidas - Unimed

Dúvida sobre algum assunto específico ?
Entre com o assunto desejado:

A Unimed Campinas possui representantes de venda para planos de pessoa física ?
Não. Os representantes são exclusivos para vendas de planos de pessoa jurídica. No caso de pessoa física é necessário comparecer à Unimed para fechamento do contrato.


Como devo proceder para apresentar de forma correta as cobranças de taxas, materiais e medicamentos utilizados em procedimentos realizados na Clínica?
Para esse tipo de cobrança deve ser utilizado o impresso "ANEXO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS" com o preenchimento obrigatório de todos os campos, com atenção especial para o número da guia de autorização, UNCP do local da execução, o código, descrição e quantidade dos ítens lançados, além do valor total de cada lançamento. A esse documento deve ser anexada a guia de autorização juntamente com o pedido médico.


Como devo proceder para obter códigos de materiais e medicamentos que utilizo na Clínica onde trabalho?
Basta formalizar seu pedido e enviá-lo à Cooperativa, aos cuidados da Gerência da Área Hospitalar e Serviços Credenciados, mencionando o nome do material ou medicamento utilizado, o nome do fabricante e apresentação. FAX 37357033


Como faço para receber a visita de um vendedor para obter maiores informações sobre os planos empresariais ?
Antes consulte as informações no canal "Planos de Saúde", na opção pessoa jurídica. Para esclarecer as dúvidas ou agendar uma visita, entre em contato com o departamento de vendas pessoa jurídica pelo telefone (19)3735-7705.


Como faço para solicitar 2a via do cartão Uniodonto ? Existe custo ?
É necessário solicitar por escrito e encaminhar ao Departamento de Atendimento ao Cooperado. Será cobrado 4,50 por cartão.


Como saber se meu contrato dá direito a determinado exame ou cirurgia?
Se você tem em mãos a solicitação de serviço preenchida pelo médico, verifique na opção "cliente" em "coberturas". Caso contrário, ligue para a Central de Informações através do telefone 0800 136688.


Em que bancos posso fazer opção por Débito Automático das mensalidades da Unimed Campinas?
Nos bancos Bradesco, Brasil, Itaú, Real e Unibanco.


Existe cancelamento automático do plano particular (pessoa física) quando adquiro um plano empresarial ?
Não. O cancelamento, quando desejado, deve ser solicitado ao departamento de Vendas Pessoa Física. Para saber da documentação necessária para o cancelamento do plano e de como proceder, ligue para o Telemarketing através do telefone 0800 558525.


Existe carência para a Uniodonto ?
O direito ao benefício inicia-se no 1o dia do mês seguinte à solicitação, desde que seja feita até o dia 20 do mês.


Existe desconto na mensalidade se eu fizer um plano para minha família ?
Não. A Unimed Campinas comercializa apenas planos com valores individuais de acordo com a faixa etária de cada usuário.


Existe limite de idade para adquirir um plano de saúde da Unimed Campinas ?
Não. Nossos planos podem ser adquiridos por qualquer pessoa, independente da idade. Porém o contrato só poderá ser assinado por maiores de 18 anos. Se a idade for inferior a esta, a assinatura deverá ser do pai, da mãe, do responsável legal, ou com apresentação da certidão de casamento ou emancipação.


Já tenho um plano particular (pessoa física) da Unimed Campinas. Tenho que cumprir carências para migrar para o plano empresarial ?
As carências já cumpridas serão aproveitadas, desde que a inclusão no plano empresarial ocorra, no prazo máximo de 30 dias da data do cancelamento do plano anterior.


Necessito cancelar o meu plano particular (pessoa física), o que preciso fazer?
Para saber da documentação necessária para o cancelamento do plano ligue para o Telemarketing através do telefone 0800 558525.


O meu plano é de empresa (pessoa jurídica) e perdi o meu cartão da Unimed, o que fazer?
A solicitação de segunda via de cartão, quando cliente de empresa, deverá ser diretamente com o responsável por benefícios da sua empresa.


O que é carência ?
É o período que deve ser aguardado para utilizar cada procedimento do plano a partir da data de início de vigência do contrato ou aditivo contratual.


O que devo fazer caso o meu boleto bancário não chegue até a data de vencimento?
Se o boleto bancário não chegar até o dia 10 do mês corrente você poderá solicitar uma segunda via pela opção "cliente" em "segunda via de boleto". Em caso de dúvida entre em contato com a Central de Informações através do telefone 0800 136688.


O que devo fazer para enviar uma proposta de patrocínio à Unimed Campinas?
Os interressados deverão enviar as propostas contendo a descrição, o público alvo, o retorno de investimento, condições, data, local e o valor do patrocínio, além do nome e fone para contato. As solicitações devem ser enviadas por e-mail ou fax. marketing@campinas.unimed.com.br ou (19) 3232 9133


O que preciso fazer para liberar uma senha de autorização de um procedimento?
Consulte na opção "cliente" em "liberação de senhas". Tenha em mãos a solicitação de serviço preenchida pelo médico, o cartão da Unimed e uma caneta para anotar o número fornecido.


Ocorreu uma glosa pelo motivo: "dependente de autorização de intercâmbio". Há recurso de glosa? Porque ocorreu a glosa e como devo proceder para evitar que isso se repita?
Para essas glosas não há recurso, pois não há tempo hábil para o faturamento/cobrança da Unimed de Origem. A glosa ocorreu porque você não preencheu/apresentou a solicitação de serviços comprovando o atendimento prestado ao cliente. Para que isso não volte a ocorrer, para toda consulta ou ato médico realizado em clientes de intercâmbio você deve preencher a Solicitação de Serviços, devendo constar a assinatura do médico e do paciente, discriminação do ato realizado, e entregá-las na cooperativa junto com as demais produções.


Ocorreu uma glosa pelo motivo: "dependente de guia de fator de equilíbrio". Como devo proceder para apresentar o recurso?
Este tipo de glosa ocorre pela não apresentação da guia ou por conflito de dados entre as informações da guia e as informações registradas na planilha ou SAD, por exemplo: data de atendimento na guia diferente da data de atendimento na planilha. Sendo a primeira hipótese, basta apresentar a guia anexada a uma planilha de recurso; já para a segunda hipótese será necessário formalizar o recurso apresentando os dados corretos do atendimento para correção do conflito.


Ocorreu uma glosa pelo motivo: "prestador não atua no local". Como devo proceder?
Este tipo de glosa ocorre por falta da informação formal junto à Cooperativa, da atuação do cooperado num determinado local de atendimento. Para regularizar a situação, o cooperado deverá solicitar, à Cooperativa, autorização para atuar em mais uma UNCP, ou seja, em mais um local de atendimento. O recurso da glosa estará sujeito a análise dos setores competentes da Unimed Campinas.


Onde posso adquirir um plano de pessoa física da Unimed Campinas ?
Na sede de vendas em Campinas ou nas unidades de atendimento nas cidades de Indaiatuba, Jaguariuna, Valinhos, Vinhedo, Cosmópolis, Hortolândia, Sumaré, Monte Mor e Paulínia. Veja os endereços no canal "conheça a Unimed"


Onde posso realizar meus exames ou cirurgia?
Consulte no canal "hospitais e serviços" ou procure no manual do usuário para escolher o local desejado para realizar os procedimentos solicitados por seu médico.


Os planos de saúde da Unimed Campinas oferecem atendimento nacional ?
O atendimento nacional é dado apenas nos casos de urgência e emergência em prontos-socorros. Basta procurar o hospital credenciado mais próximo e apresentar o cartão de cliente. Para consultas, exames de rotina e outros procedimentos programados, o atendimento se restringe a área de ação da Unimed Campinas, que compreende os seguintes municípios: Campinas, Indaiatuba, Hortolândia, Paulínia, Sumaré, Valinhos, Vinhedo, Jaguariúna, Holambra, Monte Mor, Cosmópolis, Artur Nogueira e Santo Antonio de Posse.


Para adquirir um plano de saúde é necessário ir pessoalmente à Unimed ?
Sim. Precisam estar presentes: o responsável pelo plano e os dependentes maiores de 18 anos. Na impossibilidade destes, poderá comparecer um procurador legal , munido de documento próprio e dos clientes e procuração onde conste o poder para assinar o contrato e responder à declaração de saúde.


Para clientes pessoa física existe carência para mudança de acomodação de quarto coletivo para privativo ?
Sim. As carências são de 90 dias para internação de urgência, 180 dias para internação/cirurgia programada e 300dias para parto. Porém, se precisar utilizar antes do término da carência, o atendimento será prestado em acomodação coletiva.


Posso apresentar, em cobrança, consulta eletiva e consulta de puericultura para um mesmo paciente, no mesmo dia ?
Consulta eletiva e consulta de puericultura são procedimentos distintos e, conforme normatização da Cooperativa, não podem ser cobrados no mesmo dia, no entanto, se forem cobradas em dias diferentes, existe um limite máximo permitido, correspondente a 30% do total de consultas, realizadas no mês de produção.


Posso fazer um plano individual, mesmo sendo menor idade ?
Sim. Porém o contrato só poderá ser assinado por maiores de 18 anos. Se a idade for inferior a esta, a assinatura deverá ser do pai, da mãe ou responsável legal, ou com apresentação da certidão de casamento ou emancipação.


Posso pagar adiantado as mensalidades para não cumprir as carências determinadas no contrato ?
Não. A Unimed Campinas não possui o sistema de compra de carência.


Posso ser atendido em outra cidade pela Uniodonto ?
Em caso de urgência ou emergência, em qualquer local credenciado.


Preciso contactar a assessoria de imprensa da Unimed Campinas, como faço?
Entre em contato com a assessoria de Imprensa, fone (19) 97652616, com Rosa Guedes.


Preciso de um médico especialista em ...onde encontrar?
Consulte no canal "médicos" ou procure no manual do usuário, o médico da especialidade desejada. Verifique junto à secretária se o médico possui especialização no tratamento desejado.


Quais documentos da empresa são necessários para fazer o plano empresarial ?
Cópia autenticada do CNPJ, Contrato Social e Alterações , Inscrição Estadual e Municipal, CIC e RG dos sócios ou diretores responsáveis pela assinatura do contrato, Alvará e Declaração de que a empresa é optante do Imposto Único Simples.


Quais são os bancos autorizados para crédito da produção médica ?
Itaú, Banespa, Unibanco, Real e Unicred


Qual o número mínimo de pessoas exigido para fazer um plano empresarial ?
Para o plano Unimed SIMP são necessárias no mínimo 5 pessoas e para o plano Empresa R/Plus 14 pessoas. São considerados os titulares, dependentes e agregados.


Qual o valor da Uniodonto ?
O valor da taxa de inscrição é de R$8,50 por pessoa e a mensalidade R$15,47 por pessoa.


Quantas especialidades podem ser editadas no Manual do Usuário?
Somente uma especialidade, conforme regimento interno de 22/05/2001.


Quantos endereços podem constar no Manual do Usuário?
Dois endereços, sendo um em cada cidade de atuação da Unimed Campinas.


Quem posso colocar como dependente na Uniodonto ?
Somente os dependentes legais.


Resido fora da região de atuação da Unimed Campinas, mas prefiro o atendimento desta Cooperativa. Como devo proceder?
Neste caso é necessário apresentar uma autorização da Unimed da sua região para fechar o contrato. Lembrando porém, que o atendimento será dado apenas na área de ação da Unimed Campinas.


Se eu adquirir um plano de saúde da Unimed Campinas em período de gestação, terei cobertura para o parto ?
Não. Existe uma carência de 300 dias para partos e intercorrências obstétricas.


Tenho dúvidas com relação ao meu boleto bancário, o que devo fazer?
Para dúvidas referentes ao seu boleto bancário de plano particular (pessoa física), entre em contato com a Central de Informações através do telefone 0800 136688.


Tenho dúvidas se o exame / cirurgia que preciso fazer é liberado por telefone ou não, o que fazer?
Primeiramente ligue para a Central de Informações com a solicitação médica em mãos e seu cartão da Unimed. O telefone para contato é 0800 136688 ou 0800 417100. Se for necessário comparecer à Unimed, você será informado.


Tenho plano de saúde de outra Unimed como faço para transferir para a Unimed Campinas ?
As Unimeds são cooperativas independentes e portanto não há possibilidade de transferência. É necessário adquirir um novo plano de saúde seguindo as condições de valores, coberturas e carências da Unimed Campinas.


Tenho plano particular (pessoa física), o que devo fazer para solicitar a segunda via de meu cartão da Unimed?
Para solicitar a segunda via do cartão, consulte na opção "cliente" em "segunda via de cartão". Em caso de dúvida entre em contato com a Central de Informações pelo telefone 0800 136688, se possível com o boleto em mãos.


Tenho um plano particular (pessoa física) e estou precisando alterar o meu endereço para correspondência, o que devo fazer?
Acesse a opção "cliente" em "solicitação de alteração de dados" com o novo endereço, CEP e telefone para contato. Em caso de dúvida entre em contato com a Central de Informações pelo telefone 0800 136688.


Melhor visualizado em 800x600
Última atualização: 23/11/2014